Competências em Gestão de Projetos: Entenda o Modelo de Excelência da IPMA Brasil

out 15, 2018

joao

Sem categoria

0

imagem

Os projetos passaram a ser o motor de inovação, renovação e evolução dos setores da economia, seja na forma de investimentos em OPex ou em Capex. Contudo a crença em habilidades e competências técnicas em gestão de projetos provou que não é suficiente para atender os interesses de todas as partes interessadas, pois a grande parte dos projetos ainda continua com indicadores de prazo, custo e qualidade (requisitos) comprometidos.

 

O QUE SÃO COMPETÊNCIAS EM PROJETOS?

Para a IPMA a competência em gestão de projetos é uma coleção de conhecimentos, atitudes pessoais, habilidades e experiência relevante necessários para o exercício bem-sucedido da função de Gestor de Projetos. Tais competências são técnicas (hard skills), comportamentais (soft skills) e de negócios.

 

COMO DESENVOLVER COMPETÊNCIAS EM GESTÃO DE PROJETOS?

O desenvolvimento de competências em gestão de projetos começa com o Mapeamento de Competências, que é o levantamento do estado atual, da elaboração do planejamento de desenvolvimento de competências, da gestão da mudança para o projeto e da definição de metas junto ao PMO Corporativo. Esse levantamento se baseia no modelo 4-L-C® da IPMA®, o único modelo da atualidade com capacidade comprovada de medir competências individuais em gestão de projetos. O modelo de Excelência em Projetos da IPMA contempla pessoas e propósitos, processos e recursos e resultados do projeto, abrangendo todos os elementos relevantes para o sucesso e alcance de resultados, como mostra a Figura 1.

Figura 1: Modelo de Excelência em Projetos IPMA

Modelo de Excelência

COMO ISSO INFLUENCIA NO RESULTADO DOS PROJETOS EM EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS?

São os grupos de competências técnicas, comportamentais e de negócios que impactam positivamente nos resultados dos projetos, tanto em organizações públicas quanto em privadas.

A influência nos resultados se dá através de da atuação conjunta de tais competências e do emprego direcionado em cada uma das fases do ciclo de vida o projeto. A IPMA Brasil possui uma abordagem voltada para um Programa de Excelência em Gestão de Projetos, que considera diferentes classes de competências e a sua definição clara. Isso assegura o atendimento das partes interessadas de forma objetiva e a devida acomodação de interesses. A tabela 1 mostra as classes:

Tabela 1: Classificação de nível de competências em Gestão de Projetos segundo a IPMA

Tabela de Competências

A compreensão sistêmica dos problemas e oportunidades busca equilibrar as competências técnicas, comportamentais e contextuais para alcançar objetivos, ao invés de privilegiar a simples escolha de que ferramentas de gestão. No atual ambiente de negócios dinâmico e complexo, tecnologia e inovação se misturam no dia a dia das pessoas influenciando nossa forma de trabalhar. Dessa forma, é essencial que o gestor de projetos entenda cada projeto como uma complexa acomodação de interesses para atender à estratégia das organizações através de um modelo de gestão sólido.

IDGP

O IDGP atua em seus clientes e parceiros em todas as classes de competências do Modelo de Excelência em Gestão de Projetos IPMA. Desde o mapeamento das competências, capacitação, coach e implantação de modelos de gestão de projetos bem-sucedidos.

Post by João Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *